Biologia


A busca pelo resultado final (aprovação) tem ofuscado os reais valores e conquistas de uma grande jornada. O grande problema está na representatividade que uma aprovação exibe. Acredite, esse não é o real significado, no final do processo. O óbvio é que gostaríamos de obter um resultado satisfatório e vamos trabalhar de forma intensa para isso. Porém, é preciso um olhar crítico sobre tudo que foi adquirido e construído ao logo do ano.

Permita-me fazer uma analogia: lembra de quando éramos crianças e estávamos aprendendo a andar? Quando, levávamos grandes tombos e os nossos pais ou adultos, no nosso entorno, ficavam preocupados ou até soltavam grandes gargalhadas (alívio) quando nada de grave tinha acontecido. Vamos observar de forma crítica, o erro ou a falha estavam sendo valorizados ou sendo tratados de forma leve. Frases como “levanta, filho!”, “vamos, nada aconteceu!”, “tente novamente!” eram ouvidas por nós para podermos ter força de levantar e continuar.

Hoje, o grande meio distorce o real valor do erro e valoriza o número de acertos, ou seja, existe uma valorização exacerbada daqueles que ocupam os primeiros lugares nas faculdades e universidades. Não existe nada de errado com essas pessoas que conseguem chegar em primeiro lugar! O grande problema reside na desvalorização do erro, no julgamento do “fraco”. Como professor desde 2001, observo o crescimento da importância desse valor, infelizmente!

Porém, acredito que o mais importante é chegar e, acima de tudo, valorizar a caminhada. Verificar os erros e o quanto foi construído durante o ano, isso realmente importa!

Ou, será que crianças que andam com 8 meses são melhores que aquelas que andam com 1 ano e 2 meses? Acredito que cada um tenha seu tempo! Reflita!

O curso de biologia Baraúna decidiu estar no atmosfera, pois lá a visão sobre o aluno é diferenciada. Cada um apresenta uma dificuldade diferente; um processo cognitivo singular, com possibilidades peculiares de superação. Isso, inclusive, induz à produção de aprendizagens muito significativas.

O ensino é pautado no desenvolvimento pessoal de cada um. Não estamos querendo transformar pessoas em seres perfeitos que conseguem conquistar primeiros e segundos lugares. Estamos pautados em organizar, acolher, orientar pessoas que queiram crescer diante de todos os obstáculos que o processo apresenta. É importante crer: o resultado vai além da simples aprovação nos vestibulares!

O curso de biologia trabalha identificando a dificuldade do aluno semanalmente, antes ou após as aulas expositivas. Isso ocorre em uma monitoria extensiva e guiada pelo próprio professor, onde debatemos questões, conteúdos e até temas interdisciplinares. Os alunos do curso ainda contam com o suporte dos monitores da disciplina que acontece todos os dias.

O que pretendemos é fazer você ser melhor do que era! Aceita essa proposta e vem construir um ambiente saudável com a gente!

Horários

  • Segundas, 14:00h às 16h30
  • Terças, 09:30h às 12h00
  • Quartas, 19h30 às 22h00
Matrícula online

Estrutura

  • Localização geográfica estratégica, ao lado do clube internacional (Jurandir Pires).
  • Amplo estacionamento com segurança, para carros e também para bicicletas.
  • Acessibilidade para os que têm necessidades especiais.
  • Sala de aula acolhedora e intimista.
  • Sala para estudos individuais.
  • Pátio climatizado para estudos e tira dúvidas com biblioteca.
  • Sala para monitorias.
  • Sala para atendimentos com os professores.
  • Setor de Psicologia e aprendizado.